Guia do utilizador
Guia do utilizador

Nesta página encontrará informações úteis acerca do funcionamento deste serviço


Pesquisar no catálogo

Pesquisa orientada

Permite de uma forma amigável, seleccionar um conjunto de campos a pesquisar, bastando para tal preencher os campos respectivos (autor, título, assunto, etc.).É ainda possível fazer a truncatura á direita do termo marcando o campo para o efeito.

A pesquisa definida ainda pode ser restringida por tipo de documento ou por ano de publicação.

Pesquisa avançada

Destina a utilizadores mais experientes e com conhecimentos mais sólidos relativamente à pesquisa em bases de dados em CDS/ISIS. Neste tipo de pesquisa é necessário construir toda a expressão de pesquisa, sendo necessário indicar os prefixos que identificam cada campo pesquisável (autores, títulos, assuntos, etc.) e ainda os operadores booleanos.

Pesquisa por termos

Permite através da lista de termos pesquisáveis da base de dados visualizar as referências bibliográficas associadas ao termo.

Menu principal


Definição de uma expressão de pesquisa

Um expressão de pesquisa obedece às regras de síntaxe definidas pelo CDS/ISIS, sendo basicamente compostas por termos e operadores de pesquisa.

Expressão de pesquisa

Conjunto de termos associados entre si por operadores de pesquisa, obedecendo a regras sintáticas e semânticas estabelecidas pelo CDS/ISIS. Numa expressão poderão ser ainda utilizados outros símbolos que permitem por exemplo contrariar a prioridade dos operadores booleanos, truncar um termo à direita, etc.)

Termo

Palavra ou conjunto de palavras que constituem o índice de pesquisa da base de dados. Um termo poderá ser, por exemplo um título, um assunto ou um autor ou uma palavra solta retirada de qualquer campo.

O índice da base bibliográfica é constituído por um conjunto de termos extraidos de vários campos. Como o índice é único, a distinção entre os vários termos é feita por um prefixo. A tabela seguinte apresenta a lista de prefixos convencionados.

 

Prefixo

Campo de pesquisa

AU

Autor (pessoa física ou colectividade)
DL Nº Depósito Legal
TI Título
DP Data de publicação
AS Assunto
ISBN ISBN
CDU Classificação Décimal Universal
ISSN ISSN
COL Colecção
TDOC Tipo de documento
LED Acesso pelo local
CT Cota
DT Data de catalogação

E ainda palavras retirados do autor, título e assunto. Para pesquisar por palavra não é necessário indicar nenhum prefixo.

 

Operador

Símbolo ou palavra que numa expressão define uma relação lógica entre dois ou mais termos. Os operadores válidos numa expressão de pesquisa são os seguintes:

Operador

Significado

Resultado obtido

OR (ou +) Operador lógico de união Pesquisa todos os registos onde exista qualquer um dos termos indicados
AND (ou *) Operador de intersecção Pesquisa todos os registos onde ocorram simultaneamente os termos indicados
AND NOT (ou ^) Operador de exclusão Pesquisa todos os registos onde ocorra o primeiro termo excepto o segundo
(G) Operador de nível Pesquisa todos os registos onde os termos indicados ocorram no mesmo campo
(F) Operador de nível Pesquisa todos os registos onde os termos indicados ocorram na mesma ocorrência e no mesmo campo
.. Operador de proximidade Pesquisa todos os registos onde os termos ocorram separados pelo menos por uma palavra. Cada ponto a mais representa uma palavra (antes e depois do conjunto de pontos deverá existir um espaço).
$$ Operador de proximidade Pesquisa todos os registos onde os termos ocorram separados exactamente por uma palavra. Cada $ a mais representa uma palavra(antes e depois do conjunto de $ deverá existir um espaço)..

Nota: Sempre indicados manualmente, deve ser digitado um espaço antes e depois do operador de pesquisa.

 

Truncatura

Quando se pretende pesquisar um conjunto de termos cuja raíz é comum, pode adicionar-se no fim do termo o caracter $. Por exemplo, se se pretender pesquisar todos termos cuja raíz seja INFOR, a seguinte expressäo de pesquisa INFOR$ será equivalente a pesquisar individualmente os seguintes
termos:

INFORMAÇÃO
INFORMÁTICA
INFORMATIZAR, etc.

Exemplo de uma expressão de pesquisa

AU SILVA, MIGUEL OR AS DIREITO$

Menu principal


© BIBLIOsoft, Lda.1998 -Todos os direitos reservados